REPOSICIONANDO UM BANCO COMERCIAL

Demanda: Um banco nacional de médio porte, nos procurou para a elaboração de uma nova estratégia, seu respectivo plano de negócios e gerir sua implantação. O objetivo era viabilizar rapidamente sua inserção e crescimento no mercado de bancos comerciais bem como o uso criterioso e a rentabilização de seu grande excesso de capital.

Solução apresentada: Buscou-se logo nas primeiras definições do projeto, estabelecer um consenso sobre qual seria o apetite e filosofia de risco, a cobertura geográfica pretendida, o porte e características dos clientes, a segmentação resultante, o desenho do modelo comercial e perfil dos profissionais, a estruturação da área e instrumentos de controle de crédito, a definição do portfolio de produtos, os retornos e a precificação desejados e por fim, o processo de gestão.

A partir destas definições, elaborou-se um business plan para o horizonte de 5 anos. Este por sua vez, foi também alimentado por um estudo sobre o tamanho do mercado e dos segmentos-alvo, sobre o perfil da concorrência, a velocidade de crescimento desejada e outros fatores relevantes.

Impacto no negócio do cliente: A despeito de sua pouca tradição, o banco conseguiu num breve período de tempo posicionar-se no segmento Corporativo, ganhando a confiança dos clientes como um banco ágil, com entrega confiável e gerida por profissionais experientes. Isso, por sua vez, levou à conquista de clientes, à originarão de receitas sustentáveis e permitiu acelerar a aplicação do excesso de caixa.